Pasta de amendoim

A pasta de amendoim é um dos suplementos alimentares mais populares do mundo.

Tem um gosto delicioso, a textura é simplesmente incrível e a forma como adere ao céu da boca antes de derreter é maravilhosa. Pelo menos é assim que muitos conhecedores o descreveriam.

Claro, nem todo mundo pode desfrutar de amendoim. Algumas pessoas são alérgicas e, para uma pequena porcentagem da população, podem literalmente matar, e existem outras pessoas que não gostam de amendoim.

Então a pasta de amendoim é indicada para 99% das pessoas? Vamos saber mais…

O que é pasta de amendoim?

É um alimento relativamente não processado.

É basicamente só amendoim torrado, muitas vezes assado, que é moído e até virar uma pasta.

No entanto, isso não se aplica a muitas marcas comerciais de manteiga de amendoim que contém vários ingredientes adicionados, como açúcar, óleos vegetais e até gordura trans.

Comer muito açúcar adicionado e gordura trans tem sido associado a vários problemas de saúde, como doenças cardíacas.

Em vez de comprar essas marcas, escolha a manteiga de amendoim de verdade. Não deve conter nada além de amendoim ou ingredientes naturais e saudáveis como: Cacau, granulado de amendoim ou até açúcar de coco ou mascavo, que são variações saborizadas da pasta de amendoim. Mas a melhor sempre vai ser a 100% natural, zero açúcar, zero conservantes.

Para todos os efeitos, os efeitos sobre a saúde do amendoim normal devem ser quase idênticos aos da pasta, uma vez que é essencialmente apenas amendoim moído.

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Pasta de amendoim é uma boa fonte de proteína?

Pergunta muito recorrente e a resposta é sim, a pasta de amendoim é um suplemento ideal para quem busca uma dieta equilibrada, veja só:

A pasta de amendoim é uma fonte de energia bastante equilibrada que fornece todos os três macronutrientes. Uma porção de 100g contém:

  • Carboidrato: 20 gramas de carboidratos (13% de calorias), dos quais 6 são de fibra.
  • Proteína: 25 gramas de proteína (15% de calorias), o que é bastante comparado com a maioria dos outros alimentos vegetais.
  • Gordura: 50 gramas de gordura, totalizando cerca de 72% das calorias.

Embora a manteiga de amendoim seja bastante rica em proteínas, ela é pobre em aminoácidos essenciais, com isso é necessário obter e complementar a dieta por meio de outras fontes.

Os amendoins pertencem à família das leguminosas, que também inclui feijões, ervilhas e lentilhas. A proteína da leguminosa é muito menor em metionina e cisteína em comparação com a proteína animal como por exemplo o Whey Protein.

Para aqueles que dependem de manteiga de amendoim ou feijão como sua principal fonte de proteína, a insuficiência de metionina é um risco real.

Por outro lado, a baixa ingestão de metionina também tem sido hipotetizada para ter alguns benefícios para a saúde. Estudos têm mostrado que pode prolongar a vida de ratos e camundongos, mas não está claro se funciona da mesma maneira em humanos.

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A Pasta de Amendoim Integral é um suplemento Low Carb?

Podemos dizer que sim! É baixo contém apenas 20% de carboidratos, tornando-o adequado para uma dieta baixa em carboidratos .

O amendoim é um carboidrato complexo ou simples?

O amendoim é um carboidrato complexo. Causa um aumento muito baixo no nível de açúcar no sangue e é uma opção perfeita para pessoas com diabetes tipo 2.

Um estudo observacional mostrou que as mulheres que comiam manteiga de amendoim 5 vezes por semana ou mais tinham um risco reduzido de 21% de diabetes tipo 2 Estes benefícios foram parcialmente atribuídos ao ácido oleico, uma das principais gorduras do amendoim. Antioxidantes também podem desempenhar um papel.

Alta em gorduras saudáveis

Como a pasta de amendoim é muito rica em gordura, uma porção de 100 gramas contém uma dose considerável de 588 calorias.

Apesar de seu alto teor calórico, comer quantidades moderadas de pasta de amendoim pura ou amendoim integral é perfeitamente aceitável em uma dieta para perda de peso. Além de gerar saciedade e muitas vezes ajudar na redução da vontade por doces.

Metade da gordura na pasta de amendoim é composta de ácido oleico, um tipo saudável de gordura monoinsaturada também encontrada em grandes quantidades no azeite e óleo de coco.

O ácido oleico tem sido associado a vários benefícios para a saúde, como a melhora da sensibilidade à insulina.

A pasta de amendoim também contém um pouco de ácido linoleico, um ácido graxo essencial ômega-6 abundante na maioria dos óleos vegetais.

Pasta de amendoim é Bastante Rica Em Vitaminas e Minerais

A manteiga de amendoim é bastante nutritiva. Uma porção de 100 gramas de manteiga de amendoim fornece muitas vitaminas e minerais:

  • Vitamina E: 45% da RDA
  • Vitamina B3 (niacina): 67% da RDA
  • Vitamina B6: 27% da RDA
  • Folato: 18% da RDA
  • Magnésio: 39% da RDA
  • Cobre: 24% da RDA
  • Manganês: 73% da RDA

Também é rico em biotina e contém quantidades decentes de vitaminas do complexo b, ferro, potássio, zinco e selênio.

No entanto, esteja ciente de que isso é para uma porção de 100 gramas, que tem um total de 588 calorias. Caloria para as calorias, manteiga de amendoim não é tão nutritiva em comparação com alimentos vegetais de baixa caloria como espinafre ou brócolis, mas para um lanche entre as refeições é bem prático e saudável.

Dúvidas frequentes a respeito da pasta de amendoim

Separamos as principais dúvidas a respeito deste suplemento a base de amendoim:

Como comer a pasta de amendoim?

A sugestão de uso normalmente vai ser em torno de duas colheres de sopa da pasta (equivalente a 20 gramas) por porção.

Ajuda no ganho de massa muscular?

A pasta de amendoim é rica em proteínas como falamos anteriormente, cerca de 25%, com isso pode sim ajudar na hipertrofia. Além disso outros benefícios indicados neste conteúdo

são: Emagrecimento e energia.

Como comprar pasta de amendoim e qual a melhor marca?

Indicamos as pastas de amendoim da marca NewNutrition alimentos saudáveis, empresa séria e com vários sabores de pasta de amendoim integral.

Receitas com Pasta de amendoim

Existem várias receitas com pasta de amendoim, nós listamos 4 receitas incríveis para você testar em casa em seu café da manhã.

Receita 1 – Pasta de amendoim com iogurte natural e proteína do soro do leite (Whey)

  1. 20g de pasta de amendoim
  2. 15g de Whey Protein
  3. 1 Iogurte integral ou desnatado

Modo de preparo: Basta colocar tudo no mesmo recipiente e misturar com uma colher de sopa, o diferencial no sabor vai depender muito do sabor da proteína.

Receita 2 – Panqueca de proteica com pasta de amendoim

  1. 1 ovo.
  2. 1 xícara de farinha de trigo.
  3. 1 xícara de leite.
  4. 1 pitada de sal.
  5. 1 colher (sopa) de óleo.
  6. 20g de pasta de amendoim

Modo de preparo: Misture os ingredientes ovo, farinha de trigo, leite e sal no liquidificador, depois coloque um pouco de óleo na frigideira e comece a fazer as panquecas. No recheio coloque pasta de amendoim cerca de 2 colheres cheias e pronto.

Observação: Se quiser fazer uma calda com whey, leite e manteiga vai ficar uma delícia.

Receita 3. Receita de biscoito fit com pasta de amendoim

Ingredientes:

  • 1 xícara de pasta de amendoim integral sem adição de açúcar;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de whey protein de chocolate;
  • 2 colheres de chá de coco ralado sem açúcar;
  • 1 ovo;
  • óleo de coco para untar.

Modo de preparo: Acenda o forno em temperatura média. Em uma tigela misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas dessa massa e achate numa assadeira untada com óleo de coco. Se preferir cubra com papel manteiga. Leve para assar por 10 minutos ou até dourar e ficar crocante. Sirva esses cookies frios. Podem ser guardados em compotas.

Receita 4 – É a forma mais utilizada de todas:

A pasta de amendoim é muito utilizada junto a torrada, tapioca, crepe, bolos e afins.

É importante entender que a pasta de amendoim pode ser viciante kkk, precisa ter maturidade para consumir! Bom lanche para você =D

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Vídeo do Renato Barbim e aúdio do Vídeo

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