Arginina

A arginina é um dos 20 aminoácidos que você obtém de proteínas em sua dieta. É tipicamente considerado um aminoácido semi-essencial. Isso significa que você geralmente pode obter o suficiente da dieta sozinho.

Se você comer uma dieta bem equilibrada, provavelmente não precisará tomar suplementos de arginina. Mas se você tiver certas condições de saúde, seu médico pode recomendar adicioná-las à sua rotina. Em outros casos, seu médico pode incentivá-lo a evitá-los. Para algumas pessoas, tomar suplementos de arginina pode realmente melhorar a saúde e bem estar.

Onde você pode obter arginina?

A arginina é encontrada em vários produtos alimentares, incluindo:

  • carne vermelha
  • aves domésticas
  • peixe
  • laticínios
  • sementes
  • nozes
  • feijões
  • vegetais folhosos
  • algumas frutas

Por exemplo, peru, sementes de abóbora, amendoim e soja são fontes ricas de arginina.

A maioria das pessoas pode obter arginina suficiente de uma dieta bem equilibrada. Mas suplementos de arginina também estão disponíveis na forma de comprimidos orais ou injeções. Sempre consulte seu nutricionista esportivo antes de tentar novos suplementos, incluindo arginina suplementar. Eles podem ajudá-lo a avaliar os possíveis benefícios e riscos para a saúde.

O que a arginina faz?

Seu corpo usa arginina para síntese do óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e se expandir. Isto é importante para regular o seu fluxo sanguíneo.

Seu nutri pode recomendar comer alimentos ricos em arginina ou tomar suplementos de arginina se você tiver certas condições que afetam seus vasos sanguíneos e coração, dentre outras por exemplo, eles recomendam tomar suplementos de arginina para ajudar no tratamento de doença arterial coronariana , doença vascular periférica ou disfunção erétil . Em outros casos, suplementos de arginina podem aumentar o risco de problemas cardíacos.

4Saúde cardiovascular

Suplementos de arginina podem trazer benefícios para pessoas com certas condições cardiovasculares pois faz parte da síntese . Por exemplo, eles podem ajudar a tratar:

  • doença arterial coronariana
  • artérias entupidas
  • angina

Suplementos de arginina também podem ter vantagens para pessoas com doença vascular periférica (PVD). Essa condição se desenvolve quando as artérias se estreitam e reduzem o fluxo sangüíneo para os membros. A maioria das pessoas com DVP desenvolve nas pernas.

Por outro lado, advertimos que tomar suplementos de arginina após um ataque cardíaco pode piorar a situação. Eles realmente aumentam o risco de morrer depois de um ataque cardíaco . Mais pesquisas são necessárias para avaliar os benefícios e riscos. Até que os potenciais problemas de segurança tenham sido abordados, evite tomar suplementos de arginina após um ataque cardíaco.

Se você tem um histórico de doença cardíaca, pergunte ao seu médico sobre os possíveis benefícios e riscos dos suplementos de arginina. Dependendo do seu histórico de saúde, eles podem incentivá-lo a recebê-los ou evitá-los.

Arginina no tratamento da Disfunção erétil

Muitos casos de disfunção erétil (DE) podem estar ligados a doenças cardíacas. Problemas com os vasos sanguíneos podem reduzir o fluxo de sangue para o seu pênis. Isso pode dificultar o desenvolvimento e a manutenção de uma ereção.

De acordo com a Clínica Mayo , algumas pesquisas sugerem que os suplementos de arginina podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo através de seu corpo. Devido a esses supostos benefícios, os médicos às vezes prescrevem para tratar a disfunção erétil. De fato, estudos iniciais descobriram que podem ajudar a aliviar a disfunção erétil em homens com baixos níveis de nitrato. Um estudo relatado também descobriu que os suplementos orais de L-citrulina podem ajudar a tratar a DE leve a moderada. Seu corpo converte a L-citrulina em L-arginina.

3Outros Benefícios da L-arginina

Estudos recentes sugerem que podem haver outros benefícios também.

Por exemplo, uma revisão de pesquisa publicada no Revista Asiática de do Journal of Clinical Nutrition, sugere que o suplemento de arginina pode ter efeitos positivos no sistema imunológico. Alguns médicos os prescrevem junto com outros tratamentos para ajudar:

  • combater infecções
  • promover a cicatrização de feridas
  • apoiar recuperação pós-operatória
  • complementar quimioterapia

Outro estudo, relatado  de Biologia do Esporte, descobriram que tomar suplementos de L-arginine antes do exercício aumentou o tempo que os lutadores masculinos demoraram para chegar a fadiga muscular. Outra pesquisa, relatada em Endocrinology , descobriu que pode ajudar a melhorar a tolerância à glicose em camundongos. Isso sugere que eles podem ter potencial para tratar diabetes. Mais pesquisas são necessárias.

Efeitos colaterais

A L-arginina é considerada geralmente segura e pode ser eficaz na redução da pressão arterial, reduzindo os sintomas de angina e tratando a disfunção erétil devido a uma causa física.

No entanto, se você tomar um medicamento para pressão alta, converse com seu médico antes de comprar.

2Segurança e Observações

Usando L-arginina por via oral ou topicamente é geralmente considerado seguro.

O uso oral pode causar:

  • Náusea
  • Diarréia
  • Dor abdominal
  • Inchaço
  • Gota
  • Resposta alérgica
  • Inflamação das vias aéreas ou agravamento dos sintomas da asma

Não é recomendada após um ataque cardíaco devido a preocupações de que o suplemento pode aumentar o risco de morte.

Pode agravar alergias ou asma. Use o suplemento com cuidado se você tiver essas condições.

Tenha cuidado ao tomar se você tiver herpes labial ou herpes genital. Demasiada L-arginina no seu sistema pode potencialmente acionar o vírus que provoca essas condições.

1Interações

Interações possíveis incluem:

  • Anticoagulantes e anti-plaquetas, ervas e suplementos. Estes tipos de drogas, ervas e suplementos reduzem a coagulação do sangue. Tomar junto com eles pode aumentar o risco de hemorragia.
  • Drogas de pressão arterial, ervas e suplementos. Pode reduzir a pressão arterial em pessoas que têm pressão alta. Combinando o uso de L-arginina com uma droga de pressão arterial, erva ou suplemento pode aumentar o risco de pressão arterial se tornar muito baixa.
  • Medicamentos para diabetes, ervas e suplementos. Pode diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Se você está tomando medicamentos para diabetes, ervas ou suplementos, sua dose pode precisar ser ajustada.
  • Isoproterenol. O uso deste medicamento para o coração com a pode fazer com que a pressão arterial fique muito baixa.
  • Nitratos O uso dessa medicação para dor torácica com L-arginina pode fazer com que a pressão arterial fique muito baixa.
  • Pílulas de água (diuréticos poupadores de potássio). Não tome amilorida (Midamor), espironolactona (Aldactone) ou triamterene (Dyrenium) com L-arginina. Estes medicamentos podem aumentar os níveis de potássio, aumentando o risco de desenvolver um nível de potássio acima do normal no sangue (hipercalemia).
  • Sildenafil (Viagra). O uso desta medicação para a disfunção erétil em conjunto com o suplemento pode fazer com que a pressão arterial fique muito baixa.

Qual é a quantidade de Arginina que devemos consumir ao dia?

Um recente estudo clínico publicado no European Journal of Clinical Nutrition teve como objetivo avaliar o efeito do aminoácido sobre a composição corporal e performance esportiva. Nesse estudo os pesquisadores forneceram aos atletas 2 g/dia de L-arginina por 45 dias. A idade média dos 52 participantes (25 no grupo L-arginina; 27 no grupo placebo) foi de 21 anos. Não havia diferença estatisticamente significativa da idade, peso, IMC (índice de massa corporal), massa gordura corporal total, massa muscular esquelética, no VO2 máximo, e nem mesmo do consumo dietético entre os dois grupos.

Além disso, o nível de atividade física foi semelhante durante o estudo. Em comparação com os valores basais, observou-se um aumento significativo no VO2 máximo (performance esportiva) no grupo que recebeu a suplementação com L-arginina (4.12 ml/kg/min ± 6.07) em comparação com o grupo placebo (1.23 ml/kg/min ± 3.36) (p = 0.03) no final do estudo. As medidas antropométricas não sofreram alterações.

Os resultados desse grande estudo mostram que 2g por dia pode melhorar a performance esportiva nos atletas.

Conclusão

A arginina é um aminoácido que seu corpo usa para sintetizar o óxido nítrico. Se você tem uma dieta bem balanceada, provavelmente obtém o suficiente dos alimentos que ingere. Mas se você tem um histórico de certas condições de saúde, seu médico pode recomendar tomar suplementos. Em outros casos, eles podem encorajá-lo a evitá-los. Tomar suplementos de arginina pode piorar alguns problemas de saúde, assim como pode prevenir e melhorar outros.

Sempre fale com seu Nutricionista esportivo antes de adicionar suplementos de arginina à sua dieta.

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