50 alimentos super saudáveis

É fácil imaginar quais alimentos são mais saudáveis.

Um vasto número de alimentos é saudável e saboroso. Ao encher seu prato com frutas, legumes, proteína de qualidade e outros alimentos integrais, você terá refeições que são coloridas, versáteis e boas para você.

Aqui estão 50 alimentos incrivelmente saudáveis. A maioria deles é surpreendentemente deliciosa.

50 alimentos super saudáveis
Alimentos saudáveis

Compartilhar no Pinterest

Frutas

Frutas estão entre os alimentos saudáveis ​​mais populares do mundo.

Estes alimentos doces e nutritivos são muito fáceis de incorporar em sua dieta, porque exigem pouca ou nenhuma preparação.

1. Maçãs

Maçãs são ricos em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. Eles são muito recheio e fazem o lanche perfeito se você estiver com fome entre as refeições.

2. Abacates

Os abacates são diferentes da maioria das frutas porque são carregados com gorduras saudáveis ​​em vez de carboidratos. Não só eles são cremosos e saborosos, mas também ricos em fibras, potássio e vitamina C.

3. Bananas

As bananas estão entre as melhores fontes de potássio do mundo. Eles também são ricos em vitamina B6 e fibras, além de serem convenientes e portáteis.

4. Mirtilos (blueberry)

Mirtilos não são apenas deliciosos, mas também entre as fontes mais poderosas de antioxidantes do mundo.

5. Laranjas

As laranjas são bem conhecidas pelo seu conteúdo em vitamina C. Além disso, são ricos em fibras e antioxidantes.

Morangos

Morangos são altamente nutritivos e pobres em carboidratos e calorias.

Eles são carregados com vitamina C, fibra e manganês e estão indiscutivelmente entre os mais deliciosos alimentos existentes.

Outras frutas saudáveis

Outras frutas e bagas de saúde incluem cerejas, uvas, toranja, kiwis, limões , manga, melão, azeitonas, pêssegos, peras, abacaxis, ameixas e framboesas.

7. Ovos

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta.

Eles foram anteriormente demonizados por serem ricos em colesterol , mas novos estudos mostram que eles são perfeitamente seguros e saudáveis.

Carnes

A carne não processada e delicadamente cozida é um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer.

8. carne magra

A carne magra está entre as melhores fontes de proteína existentes e carregada com ferro altamente biodisponível. Escolhendo os cortes gordurosos é bom se você estiver em uma dieta baixa em carboidratos.

9. peitos de frango

Peito de frango é baixo teor de gordura e calorias, mas extremamente rico em proteínas. É uma ótima fonte de muitos nutrientes. Mais uma vez, sinta-se à vontade para comer cortes mais gordos de frango, se você não estiver comendo muitos carboidratos.

10. Cordeiro

Os cordeiros geralmente são alimentados com capim e sua carne tende a ser rica em ácidos graxos ômega-3.

Nozes e sementes

Apesar de ser rica em gordura e calorias, nozes e sementes podem ajudar na perda de peso.

Estes alimentos são crocantes, recheados e carregados com nutrientes importantes que muitas pessoas não se alimentam, incluindo magnésio e vitamina E.

Eles também exigem quase nenhuma preparação, então eles são fáceis de adicionar à sua rotina.

11. Amêndoas

As amêndoas são uma noz popular carregada com vitamina E, antioxidantes, magnésio e fibras. Estudos mostram que amêndoas podem ajudar a perder peso e melhorar a saúde metabólica.

12. Sementes de Chia

As sementes de chia estão entre os alimentos mais densos em nutrientes do planeta. Uma onça (28 gramas) embala 11 gramas de fibra e quantidades significativas de magnésio, manganês, cálcio e vários outros nutrientes.

13. Cocos

Os cocos são carregados com fibras e poderosos ácidos graxos chamados triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

14. Macadâmia

As nozes de macadâmia são muito saborosas. Eles são muito mais ricos em gorduras monoinsaturadas e menores em ácidos graxos ômega-6 do que a maioria das outras nozes.

15. Nozes

As nozes são altamente nutritivas e carregadas com fibras e várias vitaminas e minerais.

16. Amendoim

Os amendoins são incrivelmente saborosos e ricos em nutrientes e antioxidantes. Vários estudos sugerem que o amendoim pode ajudar a perder peso.

No entanto, tenha calma na Pasta de amendoim Integral, pois é muito rica em calorias e fácil de comer demais.

Vegetais

Calorias de calorias, legumes e verduras estão entre as fontes de nutrientes mais concentradas do mundo.

Há uma grande variedade disponível, e é melhor comer muitos tipos diferentes todos os dias.

17. Espargos

Espargos é um vegetal popular. É baixo em carboidratos e calorias, mas carregado com vitamina K.

18. pimentões

Pimentões vêm em várias cores, incluindo vermelho, amarelo e verde. Eles são crocantes e doce, bem como uma grande fonte de antioxidantes e vitamina C.

19. Brócolis

O brócolis é um vegetal crucífero que tem um ótimo sabor crus e cozidos. É uma excelente fonte de fibras e vitaminas C e K e contém uma quantidade razoável de proteína em comparação com outros vegetais.

20. Cenouras

As cenouras são um vegetal de raiz popular. Eles são extremamente crocantes e carregados com nutrientes como fibra e vitamina K.

Cenouras também são muito ricos em antioxidantes de caroteno, que têm inúmeros benefícios.

21. Couve-flor

Couve-flor é um vegetal crucífero muito versátil. Ele pode ser usado para fazer uma infinidade de pratos saudáveis ​​- e também bom gosto por conta própria.

22. Pepino

Os pepinos são um dos vegetais mais populares do mundo. Eles são muito baixos em carboidratos e calorias, consistindo principalmente de água. No entanto, eles contêm vários nutrientes em pequenas quantidades, incluindo a vitamina K.

23. Alho

O alho é incrivelmente saudável. Contém compostos organosulfurados bioactivos com efeitos biológicos poderosos, incluindo uma função imunitária melhorada.

24. couve

Kale tornou-se cada vez mais popular porque é incrivelmente rico em fibras, vitaminas C e K e uma série de outros nutrientes. Acrescenta um crunch satisfatório a saladas e outros pratos.

25. cebolas

As cebolas têm um sabor muito forte e são muito populares em muitas receitas. Eles contêm um número de compostos bioativos que se acredita terem benefícios para a saúde.

26. Tomates

Os tomates são geralmente classificados como vegetais, embora sejam tecnicamente uma fruta. Eles são saborosos e carregados com nutrientes como potássio e vitamina C.

Legumes mais saudáveis

A maioria dos vegetais é muito saudável. Outros que valem a pena mencionar incluem alcachofras, couve de Bruxelas , repolho, aipo, berinjela, alho-poró, alface, cogumelos, rabanetes, squash, acelga, nabos e abobrinha.

Peixe e marisco

Peixes e outros frutos do mar tendem a ser muito saudáveis ​​e nutritivos.

Eles são especialmente ricos em ácidos graxos ômega-3 e iodo, dois nutrientes nos quais a maioria das pessoas é deficiente.

Estudos mostram que as pessoas que comem as maiores quantidades de frutos do mar – especialmente peixes – tendem a viver mais e têm menor risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, demência e depressão.

27. Salmão

O salmão é um tipo de peixe oleoso que é incrivelmente popular devido ao seu excelente sabor e alta quantidade de nutrientes, incluindo proteínas e ácidos graxos ômega-3. Ele também contém alguns vitamina D.

28. Sardinhas

As sardinhas são peixes pequenos e oleosos que estão entre os alimentos mais nutritivos que você pode comer. Eles possuem quantidades consideráveis ​​da maioria dos nutrientes que seu corpo precisa.

29. Marisco

Marisco classifica de forma semelhante às carnes de órgãos quando se trata de densidade de nutrientes. Comestíveis crustáceos incluem amêijoas, moluscos e ostras.

30. Camarão

O camarão é um tipo de crustáceo relacionado com caranguejos e lagostas. Ela tende a ser baixa em gordura e calorias, mas rica em proteínas. Também é carregado com vários outros nutrientes, incluindo selênio e vitamina B12.

31. Truta

Truta é outro tipo de peixe de água doce delicioso, semelhante ao salmão.

32. Atum

O atum é muito popular nos países ocidentais e tende a ser pobre em gordura e calorias, enquanto rico em proteínas. É perfeito para pessoas que precisam adicionar mais proteína às suas dietas, mas manter baixas calorias.

No entanto, você deve certificar-se de comprar variedades de baixo teor de mercúrio.

Grãos

Embora os grãos tenham obtido um mau rap nos últimos anos, alguns tipos são muito saudáveis.

Apenas tenha em mente que eles são relativamente ricos em carboidratos, então eles não são recomendados para uma dieta baixa em carboidratos.

33. Arroz integral

O arroz é um dos grãos de cereais mais populares e é atualmente um alimento básico para mais da metade da população mundial. O arroz integral é bastante nutritivo, com uma quantidade razoável de fibra, vitamina B1 e magnésio.

34. Aveia

A aveia é incrivelmente saudável. Eles são carregados com nutrientes e fibras poderosas chamadas beta glucanos, que fornecem inúmeros benefícios.

35. Quinoa

Quinoa se tornou incrivelmente popular entre os indivíduos conscientes da saúde nos últimos anos. É um saboroso grão rico em nutrientes, como fibras e magnésio. É também uma excelente fonte de proteínas vegetais.

Pães

Muitas pessoas comem muito pão branco altamente processado .

Para aqueles que estão tentando adotar uma dieta mais saudável, pode ser extremamente desafiador encontrar pães saudáveis. Mesmo assim, as opções estão disponíveis.

36. Pão de Ezequiel

O pão de Ezequiel pode ser o pão mais saudável que você pode comprar. É feito a partir de grãos integrais orgânicos, bem como vários legumes.

37. Pães caseiros com baixo teor de carboidratos

No geral, a melhor escolha para o pão pode ser aquela que você mesmo pode fazer.

Leguminosas

As leguminosas são outro grupo alimentar que tem sido injustamente demonizado.

Embora seja verdade que as leguminosas contêm antinutrientes, que podem interferir na digestão e absorção de nutrientes, elas podem ser eliminadas por imersão e preparação adequada ( 12 ).

Portanto, as leguminosas são uma ótima fonte de proteína baseada em vegetais.

38. Feijão verde

Os feijões verdes, também chamados de vagens, são variedades não maduras do feijão comum. Eles são muito populares nos países ocidentais.

39. Feijão

Feijão são carregados com fibras e várias vitaminas e minerais. Certifique-se de cozinhá-los corretamente, pois eles são tóxicos quando crus.

40. Lentilhas

Lentilhas são outra leguminosa popular. Eles são ricos em fibras e entre as melhores fontes de proteína à base de plantas.

Laticínios

Para aqueles que podem tolerá-los, os laticínios são uma fonte saudável de vários nutrientes importantes.

Laticínios integrais parecem ser os melhores, e estudos mostram que pessoas que consomem mais laticínios integrais têm menor risco de obesidade e diabetes tipo 2..

Se a leiteria vem de vacas alimentadas com pasto, ela pode ser ainda mais nutritiva – já que é maior em alguns ácidos graxos bioativos, como o ácido linoléico conjugado (CLA) e a vitamina K2.

41. Queijo

O queijo é incrivelmente nutritivo, já que uma fatia única pode oferecer aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes que um copo inteiro (240 ml) de leite. Para muitos, é também um dos alimentos mais deliciosos que você pode comer.

42. Leite integral

O leite integral é muito rico em vitaminas, minerais, proteína animal de qualidade e gorduras saudáveis. Além disso, é uma das melhores fontes alimentares de cálcio.

43. Iogurte

O iogurte é feito de leite que é fermentado, adicionando bactérias vivas a ele. Ele tem muitos dos mesmos efeitos sobre a saúde que o leite, mas o iogurte com culturas vivas tem o benefício adicional de bactérias probióticas amigáveis.

Gorduras e óleos

Muitas gorduras e óleos são agora comercializados como alimentos saudáveis, incluindo várias fontes de gordura saturada que foram anteriormente demonizadas.

44. Manteiga de vacas alimentadas com pasto

A manteiga de vacas alimentadas com capim é rica em muitos nutrientes importantes, incluindo a vitamina K2.

45. Óleo de coco

O óleo de coco contém quantidades relativamente altas de MCTs, pode ajudar na doença de Alzheimer e foi mostrado para ajudá-lo a perder gordura da barriga.

46. ​​Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é um dos óleos vegetais mais saudáveis ​​que você pode encontrar. Contém gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração e é muito rico em antioxidantes com poderosos benefícios para a saúde.

Tubérculos

Os tubérculos são os órgãos de armazenamento de algumas plantas. Eles tendem a conter vários nutrientes benéficos.

47. Batatas

As batatas são carregadas com potássio e contêm um pouco de quase todos os nutrientes de que você precisa, incluindo a vitamina C.

Eles também vão mantê-lo cheio por longos períodos. Um estudo analisou 38 alimentos e descobriu que as batatas cozidas eram de longe as mais recheadas.

48. Batata-doce

As batatas doces estão entre as mais deliciosas comidas que você pode comer. Eles são carregados com antioxidantes e todos os tipos de nutrientes saudáveis.

49. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é incrivelmente popular na comunidade natural de saúde. Estudos mostram que ele pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e causar perda de peso modesta.

É ótimo usar como molho de salada ou adicionar sabor às refeições.

50. Chocolate amargo

O chocolate escuro é carregado com magnésio e serve como uma das fontes mais poderosas de antioxidantes do planeta.

A linha de fundo

Se você quer rever sua dieta ou simplesmente mudar suas refeições, é fácil adicionar um número desses alimentos à sua rotina.

Muitos dos alimentos acima não só fazem um ótimo lanche, mas também são embalados com vitaminas e antioxidantes. Alguns deles podem até ajudar na perda de peso.

Se você normalmente não desafia seu paladar, não tenha medo de tentar algo novo.

Veja mais conteúdos incríveis como esse na Nova Nutrição!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here